Como escolher o melhor sistema de gestão empresarial
O jogo de empresas nas turmas de graduação se deu em uma condição em que algumas empresas, em torno de cinco a 14, produziam e comercializavam o mesmo produto tecnológico em um mercado, formando um oligopólio. Durante oito trimestres, às vezes, nove trimestres, que representam aproximadamente dois anos de operações, as decisões foram tomadas por um grupo que geralmente possuía seis diretores que representam seis áreas funcionais: presidência, planejamento, gestão de pessoas, marketing, finanças e produção. As decisões com variáveis mercadológicas, operacionais e financeiras eram processadas e produziam, em ciclos trimestrais, demonstrativos das operações e financeiros (demonstrativo de lucros e perdas, do fluxo de caixa e balanço patrimonial) que eram utilizados pelos diretores para gerenciar as empresas.Ao longo dos anos, surgiram muitos esforços no sentido da avaliação e implementação de excelência de operações por meio de vários frameworks. Dessa forma, cada estudante que participa do jogo de empresas é responsável por identificar um problema de pesquisa para investigar em sua área funcional. Conforme Sauaia (2010)Sauaia, A. C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada (2a ed. ). Barueri: Manole. , a investigação científica no laboratório de gestão baseia-se em modelos conceituais para aportar teorias à tomada de decisão no jogo de empresas, criando novos significados e adicionando valor à organização. O produto dessa pesquisa se apresenta ao final de um semestre como um artigo formatado conforme roteiro intitulado monografia racional eletrônica concebido por Sauaia (2009)Sauaia, A. C. A. (2009). Monografia racional: uma versão eletrônica. Revista Eletrônica de Gestão, 2(1), 166-168. .
Os estudantes orientaram-se pelas teorias de gestão de operações estudadas em outras disciplinas e vivenciaram casos de sucesso e de fracasso na aplicação prática das teorias, corroborando ou refutando as teorias estudadas e gerando valor ou prejuízo à empresa no jogo de empresas, o que justifica a escolha de um problema e o esforço de realização de uma pesquisa. Assim, pode-se afirmar que existem dois principais fatores condicionantes da escolha de determinados temas de pesquisa em gestão de operações. O simulador (42) condiciona a escolha por meio das variáveis referentes à gestão de operações do modelo econômico, e o jogo de empresas (58) condiciona a escolha por meio do contexto, dos conhecimentos, das habilidades e atitudes do professor que o conduz e dos acontecimentos inesperados em seu andamento.
- cumprimento das legislações trabalhistas;
- gerenciamento do clima organizacional;
- recrutamento e seleção de novos funcionários;
- treinamento e desenvolvimento de colaboradores;
- definição de cargos e salários da empresa;
- criação de programas de incentivo;
- estruturação de processos burocráticos;
- gerenciamento de conflitos.
Por lo tanto, esta medida supone que las empresas están operando bajo el supuesto de rendimientos constantes a escala. Las ineficiencias de escala por el contrario, son pérdidas debidas a la falta de operar con rendimientos constantes a escala. El documento 2 ilustra las dos medidas de eficiencia. O principal benefício trazido por um sistema de gestão empresarial BPM é a otimização dos processos empresariais. Trazendo assim, um enorme ganho de produtividade e eficiência para as organizações. Isso porque cada funcionário saberá exatamente como deverão ser executadas as suas respectivas tarefas. Entretanto, a desvantagem desse tipo de sistema está ligada à questão burocrática e uma complexidade maior para a organização dos dados.
Outra constatação relevante deste estudo foi o destaque de dez temas recorrentes nas pesquisas aplicadas elaboradas pelos estudantes de graduação, o que demonstra o potencial de aprendizagem gerado pelo laboratório de gestão em diferentes temas de gestão de operações, ou seja, os temas gestão de estoques, gestão de processos e produtos, capacidade de produção, planejamento e controle da produção, teoria das restrições, logística e gestão de cadeia de suprimentos, lean production, estratégia em operações, custos de produção e gestão da qualidade geraram interesse e estiveram presentes nesse ambiente de aprendizagem em gestão de operações.
Cada participante, ao assumir um papel gerencial em uma área funcional, seleciona um tema de investigação e o transforma em pesquisa aplicada ao jogo de empresas, tornando-o um laboratório de experimentos controlados em busca de aprofundamento conceitual e criação de conhecimento para adicionar valor para a empresa e para o indivíduo. Verificou-se um desalinhamento entre os temas de gestão de operações mais pesquisados no laboratório de gestão, o interesse em pesquisa na área de gestão de operações e as práticas prioritárias para empresas. Enquanto o laboratório de gestão priorizou os estudos de gestão de estoques, a principal prioridade acadêmica foi a gestão da cadeia de suprimentos, e a prioridade da prática empresarial está relacionada à lean production. O segundo tema mais pesquisado no laboratório de gestão, teoria das restrições, não foi relacionado entre as prioridades acadêmicas e empresariais.
Contudo, o ambiente do laboratório de gestão apresenta potencial para possíveis avanços na área de gestão de operações por meio do aprofundamento nos seguintes temas: manutenção, eficiência operacional, projeto e medida do trabalho, teoria econômica da produção, ERP/MRP, sustentabilidade e responsabilidade social em operações, tomada de decisões em operações, inovação em gestão de operações e carteira de projetos. Slack (2005)Slack, N. (2005). Operations strategy: will it ever realize its potential? Gestão e Produção, 12(3), 323-332. verificou um desalinhamento entre o interesse em pesquisa na área de gestão de operações e práticas prioritárias para profissionais, o que demonstrou que teoria acadêmica e prática profissional necessitam de maior aproximação. Nesse sentido, surge o laboratório de gestão concebido por Sauaia (2010)Sauaia, A. C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada (2a ed. ). Barueri: Manole. como uma maneira de aproximar a academia e as organizações, utilizando um simulador organizacional que apoia um jogo de empresas e gera dados primários para pesquisas aplicadas em seis áreas funcionais, entre elas a gestão de operações.
Para escolher um sistema, você deve primeiro entender quais são as necessidades do seu negócio. Em seguida, você deve realizar uma pesquisa para entender qual sistema do mercado atende o que você precisa. Entretanto, existem algumas dicas que você pode seguir:
O registro manual de todos os dados da empresa a partir de planilhas, além de exigir muito tempo dos responsáveis, também está bem mais sujeito a erros se comparado ao controle realizado em um sistema informatizado de gestão empresarial, que apresenta dados absolutamente precisos gerados por relatórios para auxiliar no planejamento empresarial! 65Los modelos de eficiencia basados en DEA amplían las herramientas tradicionales de programación lineal, integrando consideraciones de eficiencia asignativa y técnica en una situación de múltiples unidades. La tarea de recogida y preparación de datos para el análisis de productividad, puede parecer extraño para una empresa y tienen a menudo una lógica transversal a su sistema de contabilidad de costes. Otro posible obstáculo es la necesidad de desarrollar una mentalidad orientada al cliente que lleve a recoger datos sobre su satisfacción y una voluntad de actuar sobre el mismo. Si la empresa tiene la intención de acogerse a los programas de mejora de la productividad es necesario un compromiso claro en todos los niveles de una organización (Kendrick, 1984). A busca de educação gerencial continuada recai sobre uma característica importante no processo de aprendizagem que é aprender por meio da experiência prática.
C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada (2a ed. ). Barueri: Manole. . Segundo esse autor, o laboratório de gestão é um ambiente de prática conceitual das teorias de administração, contabilidade e economia, em que se promove aprendizagem vivencial segundo o modelo de Kolb (1984)Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice Hall. com significados, no qual o aprender fazendo é peça fundamental, combinando educação gerencial e pesquisa aplicada. Cabe destacar que a aprendizagem documentada nas pesquisas aplicadas reforça que a atividade vivencial em sala de aula propiciou uma variedade de situações e experiências enriquecedoras de convivência em grupo, decisões sob incerteza, emoções, desafios e, principalmente, a utilização da teoria na prática do laboratório de gestão.
No período em que se adquiriu maior experiência na condução do jogo de empresas por parte do professor, ou seja, a partir de 2008/1, o contexto do jogo de empresas foi preponderante para a escolha de determinados temas de pesquisa em gestão de operações. Constatou-se que as variáveis do simulador tendem a apresentar menor importância na escolha dos temas de pesquisa em gestão de operações. No Gráfico 4, é possível acompanhar a evolução dos fatores condicionantes da escolha dos temas de pesquisa em gestão de operações no transcorrer do tempo de análise. Fazer do cliente sua melhor propaganda é uma tarefa para os profissionais técnicos e de vendas, aplicando qualidade e respeito na prestação de serviços ou venda de produtos. Essas atitudes são de extrema relevância para o sucesso da sua empresa e colaboram para satisfação do cliente. Todas essas etapas têm influência decisiva sobre a percepção que as pessoas terão de seu negócio.
Conforme Senge (2005)Senge, P. (2005). A quinta disciplina. (19a ed. ). São Paulo: Best Seller. , quando se age em um sistema complexo como as organizações, as consequências das ações realizadas não são imediatas nem precisas, estando muitas vezes distantes dos autores no tempo e no espaço. Isso implica um dilema: aprende-se melhor a partir da experiência, mas as consequências dessas ações podem não ser experimentadas. Mesmo que as consequências possam ser experimentadas, podem trazer resultados indesejáveis. Como alternativa para o aproveitamento da aprendizagem pela prática, sem incorrer nos riscos que esta pode acarretar, existe a possibilidade de utilizar ambientes virtuais que possibilitem aos envolvidos agir de maneira semelhante à vida real. No que tange à aprendizagem empresarial, esse ambiente virtual é conhecido como jogo de empresas. 32La metodología que vamos a describir reconoce que la eficiencia técnica se puede mejorar y cómo se hace. Para utilizarla se necesita definir las entradas y salidas de los servicios.
Prestadores de serviços, no caso, se diferenciam, já que não contam com uma estrutura nesse sentido. Na verdade, os diversos departamentos, como o setor operacional, possuem técnicas e métodos bem definidos e testados, e daí surge a importante terceirização dos departamentos altamente técnicos como Contabilidade, Jurídico, Marketing e até Recursos Humanos que utilizam ferramentas de alto investimento que não compensaria a pequena e média empresa adquirir por não ser sua atividade fim. Sauaia (2006)Sauaia, A. C. A. (2006). Lógica econômica, raciocínio estratégico e evolução organizacional: além das regras do jogo de empresas. Tese de livre-docência, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. aponta que a aprendizagem no jogo de empresas resulta da prática conceitual em um trabalho de grupo, sujeito aos diferentes níveis de envolvimento dos membros de cada grupo.
As variáveis não explícitas no simulador foram trabalhadas em razão do contexto em que ocorre o jogo de empresas, dos conhecimentos, das habilidades e atitudes do professor que conduz o jogo de empresas e dos acontecimentos inesperados (fatos novos) no andamento do jogo de empresas, que impõe dinâmica e flexibilidade ao laboratório de gestão para abordar novos temas relacionados à gestão de operações em um método ativo apoiado em três pilares conceituais, que permitiram inovar a condução dos jogos de empresas conforme Sauaia (2010)Sauaia, A. C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada (2a ed. ). Barueri: Manole. . No que tange à análise longitudinal ao longo de 11 semestres de condução do laboratório de gestão para avaliar a evolução dos temas e as possíveis tendências no transcorrer do tempo, verificou-se que, dentre os fatores condicionantes da escolha de determinados temas de pesquisa em gestão de operações, o simulador apresentou influência semelhante ao contexto do jogo de empresas nos cinco períodos iniciais, ou seja, de 2005/1 a 2007/2.
Identifique a praticidade do sistema de gestão empresarial
As pesquisas aplicadas foram geradas pelos gestores da função produção e de outras funções correlatas que estudaram questões da gestão de operações relacionadas à sua área de atuação, em uma empresa participante de um jogo de empresas apoiado por um simulador empresarial, especificamente o Simulab, usado como plataforma de aprendizagem com o intuito de propiciar um ambiente de tomada de decisões e aproximar o ambiente acadêmico do jogo de empresas da realidade organizacional. Os dados das empresas no transcorrer do jogo, ou seja, relatórios do jogo de empresas, observação de notícias, fatos, comportamento das empresas concorrentes e acontecimentos em sala de aula, serviram de base para praticar os conceitos de gestão de operações. A partir das pesquisas aplicadas, foi possível levantar os temas referentes à gestão de operações pesquisados no ambiente do laboratório de gestão.
Como escolher o melhor sistema de gestão empresarial
A este custo pode acrescer, no caso de constituição de sociedades com entradas de bens móveis ou imóveis ou participações sociais sujeitos a registo:
Administrar o próprio negócio é um grande desafio e exige muita dedicação por parte dos empresários. Lidar com clientes, gerenciar as atividades da equipe de trabalho, cuidar do controle financeiro de suas empresas e gerenciar todos os produtos ou serviços que envolvem o negócio, são apenas algumas das inúmeras tarefas as quais os empreendedores precisam executar no dia a dia. São atividades complexas e que exigem máxima atenção dos responsáveis, além de um acompanhamento contínuo de resultados. Entretanto, a partir da utilização de um bom sistema de gestão empresarial, é possível otimizar diversos processos que envolvem a gestão de sua empresa e possuir uma visão mais detalhada a respeito dos aspectos financeiros e operacionais do seu negócio. 13La eficiencia técnica se puede descomponer en las medidas de eficiencia técnica pura (PTE, Pure Technical Efficiency) y la eficiencia de escala (SE, Scale Efficiency). La ineficiencia técnica pura se refiere a las desviaciones de la frontera de la eficiencia, resultantes de la falta de una utilización eficiente de los recursos.
Recomenda-se aos gestores e educadores a adoção desse modelo de educação gerencial e pesquisa, pois, no laboratório de gestão, a aprendizagem não se restringe ao ambiente do jogo de empresas, a aplicação prática dos modelos de gestão de operações pode ser transposta para as empresas reais, pois os gestores do futuro preparam-se vivenciando, na prática, 19 modelos teóricos de gestão de operações por meio dessa proposta inovadora. Este estudo destacou a importância da área de gestão de operações e do setor produtivo de uma empresa na busca de resultados, pois os impactos das decisões de operações afetam as características da empresa no jogo de empresas. Por isso, usar os modelos conceituais de gestão de operações nesse contexto envolve aprendizagem com significados, o que é diferente de uma aula expositiva de gestão de operações.
Um fator preponderante para utilização desse tema nas pesquisas deve-se ao fato de o simulador que apoia o jogo de empresas considerar a encomenda da matéria-prima em um período anterior à sua utilização, o que eventualmente gera falta de matéria-prima, tornando-se um problema gerencial no transcorrer do jogo de empresas e consequentemente ocasionando interesse de pesquisa. Nesse período, verificou-se que, dentre os fatores condicionantes da escolha de determinados temas de pesquisa em gestão de operações, o simulador apresentou influência semelhante ao contexto do jogo de empresas. A análise desse período na Tabela 1 e no Gráfico 3 depreende estabilização de determinados temas mais pesquisados. O Quadro 7 revela a comparação entre os principais temas de gestão de operações estudados no laboratório de gestão, os temas de pesquisa tratados por pesquisadores brasileiros da área de gestão de operações na última década nas principais revistas brasileiras da área de administração e nos periódicos internacionais mais relevantes da área de gestão de operações elencados por Paiva e Brito (2013)Paiva, E. L. , & Brito, L. A. L.
Las entradas o inputs son los recursos empleados, que incluyen factores humanos, financieros y materiales y sus costes relativos. Estos recursos se pueden dividir en aquellos que están bajo el control de la dirección y los que no. Estos últimos se denominan entradas discrecionales para señalar que a diferencia de los otros no están bajo el control de la empresa u organización. Algunas entradas no implican el consumo de recursos en sentido estricto, presentándose en forma de información o decisiones. El precio de los bienes o servicios es una de estas entradas y la gestión de los precios es una cuestión importante a considerar. A partir da análise longitudinal ao longo de 11 semestres de condução do laboratório de gestão, foi possível avaliar a evolução dos temas e as tendências no transcorrer do tempo que indicaram o tema referente à gestão de estoques como o mais estudado nos cinco períodos iniciais, ou seja, de 2005/1 a 2007/2.
Os temas lean production just in time, gestão da qualidade e projeto e medida do trabalho são prioridades para a academia, para a prática empresarial e para o laboratório de gestão, o que indicou uma convergência de estudos nesses temas. Entre as principais constatações extraídas do presente estudo, destaca-se o simulador organizacional utilizado no laboratório de gestão que permite explorar cinco temas de operações, sendo responsável por 42 das pesquisas, e o contexto do jogo de empresas com potencial de direcionar 58 das pesquisas aplicadas abordando 14 temas. A análise da evolução dos fatores condicionantes da escolha dos temas de pesquisa em gestão de operações revelou o surgimento de novos temas referentes ao contexto do jogo de empresas e maior variabilidade dos temas pesquisados. No entanto, existem temas ainda não abordados nas pesquisas aplicadas e que poderiam ser utilizados no ambiente do laboratório de gestão ou por uma alteração nas variáveis do simulador ou no contexto do jogo de empresas, o que poderia aumentar o número de temas pesquisados em gestão de operações no laboratório de gestão.
No ambiente do laboratório de gestão, enquanto os conceitos estáticos no livro presentes na descrição das regras do simulador são ativados no jogo de empresas, a pesquisa aplicada é materializada de maneira individual com base na aprendizagem coletiva. Os relatórios produzidos em formato científico descrevem a compreensão sistêmica alcançada por cada participante. São produzidos resultados esperados e inesperados que devem ser discutidos com embasamento em modelos teóricos para produzir um texto crítico de reflexão (Sauaia, 2010Sauaia, A. C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada (2a ed. ). Barueri: Manole. ). Sendo assim, essa inovação, concebida por Sauaia (2010)Sauaia, A. C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada (2a ed. ). Barueri: Manole. ao longo de 27 anos de experiência acadêmica, que combina educação gerencial e pesquisa aplicada traz um ambiente de prática conceitual que pode ser aproveitado com ênfase maior à gestão de operações. O jogo de empresas é um dos conceitos que formam o tripé conceitual forma-do por simulador, jogo de empresas e pesquisa aplicada, que caracteriza o método inovador denominado laboratório de gestão concebido por Sauaia (2010)Sauaia, A.
A Figura 1 demonstra por meio de um fluxograma o funcionamento do laboratório de gestão, em que o caso empresarial é apresentado inicialmente de acordo com as regras econômicas do simulador organizacional, e as análises econômicas conduzidas sob certeza e as apostas estratégicas sob incerteza são realizadas pelos gestores das empresas no processo de tomada de decisão, com os resultados avaliados na forma de indicadores de desempenho a cada rodada do jogo de empresas. Esse fluxo proporcionado pelo simulador em conjunto com o jogo de empresas gera dados primários para as pesquisas aplicadas que tratam de problemas de pesquisa que se referem às questões vivenciadas no transcorrer do jogo de empresas. De acordo com a perspectiva de Hayes et al. (2008)Hayes, R. H. , Pisano, G. , Upton, D. , & Wheelwright, S. (2008). Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Porto Alegre: Bookman. , os recursos operacionais e tecnológicos podem ser estrategicamente gerenciados para alcançar uma vantagem competitiva. A ênfase atual no campo de gestão de operações deve ser menos direcionada a ferramentas e técnicas específicas, que tendem a ser sensíveis a diferenças culturais, e mais voltada a uma estrutura (framework) global para pensar sobre o gerenciamento de uma função de operações na empresa.
Essa comparação demonstrou que o laboratório de gestão apresentou abrangência na área de gestão de operações e pode ser utilizado para preencher as lacunas existentes entre teoria acadêmica e prática profissional, por meio da flexibilização do simulador e do jogo de empresas, redirecionando o caso empresarial e o jogo de empresas para assuntos prioritários, o que potencializaria a utilização do laboratório de gestão como um elo entre academia e organizações. Um controle de custos eficiente é uma medida usada para a manutenção da saúde financeira e organizacional de uma companhia. Sem uma boa gestão de custo empresarial, o planejamento da empresa é gravemente afetado, o que acarreta na queda de produtividade e dos resultados das equipes.
Após entender o que é Gestão de Recursos Humanos, é importante desenvolver características valorizadas pelo mercado.Source: https://www.economias.pt