Centro de Música Sesc: conheça a programação de cursos online : Sesc São Paulo

Utilização da plataforma Arduino para a solução de problemas por alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB

As alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação na plataforma. Quando realizadas alterações os usuários serão notificados. Ao utilizar o serviço ou fornecer informações pessoais após eventuais modificações, o usuário e visitante demonstra sua concordância com as novas normas.

Além disso, serão comentadas curiosidades envolvendo cada instrumento.

A Musicaria Infantil é um grupo musical que dedica seu trabalhoàs Crianças e às Crianças-há-mais-tempo. Em suas apresentações repletas de variedades musicais e interação, promove um show feito PARA e COM o público, com intuito de oferecer uma experiência para toda família. Surgiu em 2014, em São Paulo, formada pelos irmãosGalio: Alexandre,Fábio e Paula. Hoje conta também com Doug Felício e Samuel Morales. Prática de cordas com arco a distância
Com PedroBeviláqua*

Pré-requisitos:Leitura básica de partitura e possuir instrumento em casa (qualquer instrumento com arco, da família do violino violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico); o/a participante deve ter iniciação nestes instrumentos há no mínimo 6 meses (ensino coletivo ou professor particular) e também ter recursos mínimos para realizar gravações em algum dispositivo (celular, notebook, gravador).

5) Preste atenção nas citações, notas de rodapé e referências bibliográficas

Foi premiada em diversas ocasiões e festivais, dentro e fora do Brasil, por criação de trilhas sonoras e como melhor atriz; em 2019 o grupoMawacarecebeu o Prêmio Profissionais da Música como melhor grupo vocal.

*Sheila Ferreira. Educadora musical licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP. Formação em terapia corporal pelo InstitutoNeo-ReichianoLumen. Educadora do CM Consolação nas áreas de voz e musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT, dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no livro Canto, Canção, Cantoria Como montar um coral infantil, de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os grupos vocais Laonce(octeto vocal feminino),Rocknvoice(sexteto vocal) e Cantadeiras, como regente e cantora. Pós-graduanda nos cursos Saberes populares para a Arte e a Educação nas vivências da Carroça de Mamulengos (a Casa Tombada) e Música na Infância: Intervenção e Investigação, pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH).

*Solange Assumpção. Educadora musical e regente coral.

Mestre em Música pela UNESP, desenvolvendo pesquisa sobre o canto coral na educação musical, sob a orientação de MarthaHerr; estudos de regência com Abel Rocha e NaomiMunakata. Certificada emSomaticVoicework(níveis 1, 2 e 3). Em 2017, participou do 11thSymposiumonChoralMusic, em Barcelona. Foi professora da EMESP e da FASCS. Desde 2001, é membro da equipe de educadores do Centro de Música do Sesc. Conduz o GrupoMadrigueirosdesde a sua criação, em 2010. Integra o Música Vocal Grupo de Estudos criado por Vítor Gabriel, desde seu início, em 2019.

Quando: 28 de outubro a 9 de dezembro, quintas-feiras, das 15h às 17h (7 aulas)
Público-alvo:Jovens e adultos interessados em canto e festas populares, pesquisadores de tradições de cultura popular.
Plataforma:Zoom
Grátis *Bruno Pássaro. Criou e coordenou oficinas no grupo de pesquisa e projeção culturalMatintaPerera, pesquisando culturas brasileiras comobumba-boi, jongo, maracatu, tambor de crioula. No ano de 2012 ingressou na ong Cenpec como arte educador, dando aulas e oficinas de música, cultura popular para adolescentes da Fundação Casa.

Todos os exemplos são direcionados a projetos de interiores. No entanto, o curso mostra bastante a lógica de projeto utilizada para que você desenvolva qualquer projeto executivo. O curso objetiva o aprendizado e a prática dos elementos básicos técnicos dos instrumentos da família dos metais (trompete,flugelhorn,cornet, trombone de vara, bombardino, trompa e tuba), como embocadura, respiração e articulação, e da teoria musical pela abordagem de músicas pertencentes à cultura tradicional popular da região Sudeste. Durante o curso, será abordada até a tonalidade com três acidentes (sustenidos ou bemóis). *Paulo Diasé pianista, organista, percussionista eetnomusicólogo. Desde 1988 realiza um extenso levantamento das tradições musicais populares brasileiras, em especial das afro-brasileiras da Região Sudeste. Ministra regularmente cursos, palestras e participa de simpósios e conferências no Brasil e exterior.

Para professoras, professores, pais e mães, esses devem ser princípios fundamentais que contribuem com a missão de aprender, ensinar e também entender a vida contemporânea em seus desafios e conquistas, aprendendo a participar de um mundo em constante transformação. Portanto, a Plataforma Educativa promove a cultura e a educação, relacionando as mais diversas áreas do conhecimento nas artes e ciências, produzidas em diversos contextos e épocas, enfatiza Valquíria. Estrutura básica:
Relacionar os resultados com as hipóteses.
Interpretações: esperadas versus alternativas.
Implicações teóricas, para a pesquisa e para a prática.
Limitações do estudo: aproximação com o estudo ideal.
Confiança estimada das conclusões.
Explicitação de possíveis restrições para as conclusões.
Identificação de procedimentos metodológicos pertinentes aos resultados.
Recomendações para pesquisas futuras.

Trabalhou na Associação CulturalCachuera! como coordenadora de comunicação e gestora, de 2005 a 2016, e no Galpão do Circo como assessora de comunicação, de 2014 a 2017. Integrou como formadora, em 2010 e 2013, o projeto A Cor da Cultura (Canal Futura/Fundação Roberto Marinho) peloGeledés Instituto da Mulher Negra. É técnica de programação do Sesc São Paulo desde 2017; atualmente trabalha no Sesc Consolação nas áreas de música e diversidade. *MaurícioNarutiscomeçou suas atividades musicais em grupos de práticas coletivas. Em 1986, ingressou no Conservatório Musical do Brooklin Paulista. Formou-se em trompete pela Universidade de São Paulo. Estudou com Reginaldo Farias, Gilberto Siqueira, SérgioCascapera,NaílsonSimões e Edgar Baptista dos Santos (Capitão). Desde 1988 atua como professor de trompete, pesquisando sobre técnicas, tendências e metodologias. Já participou de projetos emCEUs,Emespe Projeto Guri Santa Marcelina. Desde 2000 atua no Centro de Música do Sesc Vila Mariana. Este é um cursoque desenvolve um projeto executivo completo em Archicad (software BIM), contendo conceitos teóricos e práticos desde as ferramentas de modelagem, passando pelas ferramentas de documentação, filtros e organização das vistas, impressão e publicação.

Série delives: Como Nasce um Show
Série de bate-papos virtuais em que, a cada edição, um artista é convidado para conversar sobre a criação de um show seu, ao lado de outros dois integrantes de sua equipe que estiveram envolvidos no processo, como produtores, iluminadores, técnicos de som, cenografistas, figurinistas, etc. A ideia é aproximar o público do fazer artístico e apresentar diferentes formas de se conceber um show, suas etapas e a contribuição de cada profissional para o resultado final, além de manter ativa a cadeia produtiva dos trabalhadores da cultura ao chamá-los para compartilhar seus conhecimentos. Através dos bate-papos, o público poderá rememorar shows que já assistiram ou conhecer novos artistas e trocar com eles e suas equipes via chat, com amediaçãodo jornalista convidado.
*RenataCelano. Jornalista graduada pela FaculdadeCásperLíbero, com especialização em Gestão do Terceiro Setor pelo Senac São Paulo. De 2004 a 2017 foi apresentadora e repórter do Educação na TV, programa institucional da Apeoesp, sindicato dos professores da rede pública estadual de São Paulo.

Reunindo programação cultural e formativa, a plataforma é uma extensão da Ação Educativa do Instituto Usiminas e seus equipamentos culturais, e pode ser acessada gratuitamente pelo site . *Valdir Maiainiciou seus estudos de violoncelo aos 19 anos na então ULM Universidade Livre de Música, teve como professores WatsonClis(UNIRIO) eMarialbiTrisolio(OSESP). Formado em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes, leciona desde 2001 em projetos musicais como Guri Santa Marcelina e já atuou artisticamente com a Orquestra Jovem Tom Jobim, Camerata Erudita, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Tenor do Madrigal SempreEnCanto, de ReginaKinjo. Atua no Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 2015. *Henry Burnetté cantor, compositor e professor livre-docente do departamento de filosofia da EFLCH/UNIFESP.

Festas populares do mundo
Com Cris Miguel, Sheila Ferreira e Solange Assumpção*

Em cada tradição existe uma maneira peculiar de celebrar a vida, a chegada de uma nova estação, o nascimento de um bebê, a mudança de ano, dentre outros momentos que suscitam rituais de comemoração. Na maioria das vezes essas festas e rituais são acompanhadas e embaladas por canções específicas, instrumentos, danças, curiosidades e histórias. Erros comuns:
Informação inadequada para avaliação ou replicação.
Descrições detalhadas de métodos padronizados e publicados.
Deixar de explicar análises estatísticas não usuais.
Participantes muito heterogêneos.
Medidas não validadas; de confiabilidade fraca ou desconhecida. Se por um lado as tradições de música e dança brasileiras impressionam pela diversidade regional, por outro mostram aspectos de unidade, na recorrência de certos temas ou núcleos de sentido que permitem reuni-las em grandes grupos,independentementede sua territorialidade.

Critérios de avaliação de trabalhos científicos

No curso da formação da cultura mestiça brasileira, processos históricos e sociais similares, ligados à implantação de determinadas instituições por todo o país (por exemplo, a catequese, o escravismo, o latifúndiomonoprodutor) orientaram a consolidação de conteúdos narrativos e formas de expressão recorrentes. São fios condutores a se entrelaçar no vasto tecido das expressões artísticas e religiosas do povo brasileiro, fiados a partir da memória coletiva das etnias que aqui se confrontaram.

Aula 1 Caboclinhos e tradições jesuítico-indígenas
Aula 2 Os batuques de terreiro
Aula 3 Cortejos de reis congos
Aula 4 Religiões afro-brasileiras
Aula 5 Calendários profano-religiosos: carnaval, São João, natal
Aula 6 Santos padroeiros
Aula 7 Cristãos e mouros
Aula 8Marinheiros
Aula 9 Brincadeiras de boi
Aula 10 Bailes profanos
Aula 11 Desafio repentista A Ação Educativa do Instituto Usiminas entende a cultura como construção de conhecimento e valorização de saberes.

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  • Projeto leva leitura para espaços públicos de Ipatinga

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  • Estímulo ao desenho e a criatividade é tema de curso para educadores

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  • FSFX abre inscrições para o Programa de Residência Médica no início de outubro

    27 de setembro de 2021

Os encontros partem de canções trazidas de tradições de diferentes lugares do mundo, suas formas de compartilhar, conviver e comemorar. Entraremos assim em contato com os respectivos contextos culturais e seus elementos musicais característicos, como ritmos, escalas, além de suas danças, idiomas e contextos históricos. A proposta é realizar uma viagem pela América Latina, Leste Europeu e Ásia de forma lúdica, educativa e divertida.

*Cris Miguel. Bonequeira, autora e contadora de histórias, instrumentista, cantora e dançarina. Desde 97 integra o grupo de músicas étnicasMawaca, que desenvolve uma pesquisa com músicas de vários povos. Fundadora da Companhia Ópera na Mala e autora e atriz dos programas Baú de Histórias e Caderninho Verde da TVRatimbume TV Cultura. Participou de diversas turnês e festivais internacionais; ao lado de DaniloTomic, criou o espaço cultural Casa Passarinho, em São Paulo, onde ministram cursos de bonecos e de música, além de realizarem shows e espetáculos teatrais.

Neste segundo semestre, o Programa de Formação para Professores e Arte-Educadores do Instituto Usiminas, realizado com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi transmitido em formato on-line, com encontros síncronos que inspiraram o desenvolvimento de cursos e atividades modulares em formato audiovisual. Isso possibilitou que professoras e professores, coordenadoras pedagógicas, educadores, pais e mães pudessem participar das formações a partir de sua disponibilidade de horários, de maneira autônoma. *Bob Souza. Doutor em Musicologia e Interdisciplinaridade pela Unesp, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, especialista em Estruturação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes e bacharel em contrabaixo acústico pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, com curso de extensão em jazz e improvisação pela Universidade de Louisville (KY). É autor do Livro A canção infantil urbana, dos processos criativos à sala de aula.

Fundou o Grupo de Danças PopularesCachuera!, dedicado ao repertório afro-brasileiro do Sudeste, com inúmeras apresentações em palcos, praças públicas e festivais nacionais e internacionais, além de oficinas em instituições culturais e coletivos diversos. Fundou e dirige a Associação CulturalCachuera! entidade que tem como objetivo a pesquisa, o registro e a divulgação da cultura popular brasileira. *Valdir Maia iniciou seus estudos de violoncelo aos 19 anos na então ULM Universidade Livre de Música, teve como professores WatsonClis(UNIRIO) eMarialbiTrisolio(OSESP). Formado em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes, leciona desde 2001 em projetos musicais como Guri Santa Marcelina e já atuou artisticamente com a Orquestra Jovem Tom Jobim, Camerata Erudita, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Tenor do Madrigal SempreEnCanto, de ReginaKinjo. Atua no Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 2015.

O projeto pretende, através de uma linguagem acessível, democratizar o acesso a estes debates, buscando perspectivas diversificadas sobre a contemporaneidade da música e suas relações com a sociedade. 6. 7. O(A) CONTRATANTEdeclara ciência de que pequenos defeitos de programação ou eventuais e pontuais indisponibilidades da plataforma eletrônica podem ocorrer, não gerando a responsabilização da CONTRATADA, que deverá adotar as providências necessárias para o regular funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem, de modo a não prolongar o período de indisponibilidade. *MarceloRecski. Mestre em Regência e graduado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é educador musical e autor de livros didáticos de música há 34 anos. Rege e canta em vários grupos vocais e corais de São Paulo; seus arranjos são executados emdiversoscorais brasileiros. Dirigiu espetáculos cênico-musicais e produziu CDs junto a gravadoras e editoras, como recentemente o de seu grupo vocal Cantomanon presto e do Coromasculino dealumínio.

*Sheila Ferreira. Educadora musical licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP. Formação em terapia corporal pelo InstitutoNeo-ReichianoLumen.

Publicou Cinco prefácios para cinco livros escritos: uma autobiografia filosófica de Nietzsche (Tessitura, 2008), Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil: ensaios de filosofia e música (Editora Unifesp, 2011), Para ler O Nascimento da Tragédia de Nietzsche (Loyola, 2013), Para ler O caso Wagner de Nietzsche (Loyola, 2018), Espelho musical do mundo (Editora PHI, 2021) e Meio-dia (7Letras, 2021) este marcando sua estreia na prosa literária -, além de vários álbuns, entre eles Não para magoar (MundiandoMusic, 2006) e Canções da infância inteira (MundiandoMusic, 2020), o último em duo com Julia Burnett. O curso objetiva apresentar aspectos históricos, estéticos e estruturais das expressões musicais e poéticas envolvendo a canção no Brasil, tendo como foco predominante a música popular. A cada encontro será abordado um período ou um tipo específico de canção, partindo dos primeiros registros do que podemos denominar música brasileira, chegando até a música independente de hoje.

As videoaulas e demais materiais que compõem o curso contratado serão disponibilizados pelo prazo indicado na página de vendas de cada curso ofertado individualmente pela CONTRATADA e a liberação do acesso ao cursoacontecerá em até 24 (vinte e quatro) horas após a confirmação do pagamento, exceto para os cursos na modalidade presencial com transmissão ao vivo, que serão disponibilizados conforme cronograma mencionado na página do respectivo curso. *Marcia Dib. Bailarina, professora e coreógrafa; ministra aulas regulares de danças árabes no Esporte Clube Sírio e outros locais no Estado de São Paulo desde 1998. Dirige do grupoMabruk! Companhia de danças folclóricas árabes, que divulga a cultura da Síria e demais países árabes em diversos festivais e espaços culturais. É Mestre em Cultura Árabe pela FFLCH/USP, com a dissertação A diversidade cultural da Síria através da música e da dança (2009), e autora do livro Música Árabe: expressividade e sutileza (2010). Presta consultoria para diversos projetos culturais e artísticos e representa a Síria no Festival Internacional de Danças Folclóricas (Bunkyo) desde 2005. Como descendente de sírios, procura pesquisar, divulgar e valorizar a cultura de seus ancestrais.

Educadora do CM Consolação nas áreas de voz e musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT, dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no livro Canto, Canção, Cantoria Como montar um coral infantil, de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os grupos vocais Laonce(octeto vocal feminino),Rocknvoice(sexteto vocal) e Cantadeiras, como regente e cantora. Pós-graduanda nos cursos Saberes populares para a Arte e a Educação nas vivências da Carroça de Mamulengos (a Casa Tombada) e Música nainfância:intervenção einvestigação, pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH). 4. 1.

A ideia deste projeto, que seguirá como piloto em fase de testes durante todo o ano de 2021, é investir no desenvolvimento de novas formas de realizar vivência de formação em arte e cultura, produzindo materiais de apoio para pessoas interessadas em ampliar seus próprios horizontes culturais e das pessoas com quem convivem em suas casas, escolas e universidades. Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Plataforma Educativa oferece recursos que permitem ao público ter acesso virtualmente às atividades realizadas nos espaços do Instituto Usiminas e pelas redes sociais. Ao criar o novo sistema, o Instituto Usiminas investe na construção de valores por meio de uma programação de cursos, visitas mediadas, espetáculos, shows, filmes, oficinas, narração de histórias, conversas e outras formas de vivenciar as artes. Cada vídeo abordará uma categoria de instrumento. Os instrumentos apresentados serão os utilizados na própria formação tradicional da banda: Bateria, Guitarra elétrica, Saxofone, Sousafone entre outros, contemplando as funções de ritmo, harmonia, melodia e diversidade de timbres.

Como educador musical, atuou no Projeto Guri e nas escolas Rudolf Steiner e Manacá. Desde 2014 leciona música para crianças e adultos no Centro de Música do Sesc Consolação. A voz humana é um instrumento musical que nos acompanha desde que viemos ao mundo, e desde a primeira infância improvisamos com a voz, especialmente no processo de desenvolvimento da linguagem verbal. Nada mais natural então que a improvisação vocal seja também o caminho para o desenvolvimento da nossa linguagem musical, nos convidando a explorar ritmos, melodias e harmonias com o próprio corpo, como quem se torna som e investiga com curiosidade a dimensão do som e da música. Neste curso, vamos vivenciar, em grupo diferentes, processos de improvisação vocal, entrar em contato com alguns dos diversos estilos de improvisação vocal existentes; compartilhar materiais que permitam o estudo autônomo e criar um grupo de participantes que se apoia mutuamente nessa jornada. Não é necessária nenhuma experiência anterior com música ou canto.

Atualmente é professor do Centro de Música do Sesc Consolação e do Centro Universitário FMU-FIAM-FAAM. O objetivo deste curso é ensinar o aluno a tocar com consciência rítmica, harmônica e melódica, onde nesse estágio veremos formação de acordes, escalas aplicadas emgroovee improvisação, teoria aplicada a prática, técnica de pizzicato eslap, e repertório, tocando músicas de ritmos variados, música brasileira, funk, rock, jazz, analisando suas principais características. Este curso é focado na parte prática do instrumento, na execução com conhecimento. Série delives: Música e Outros Pensares
Com foco nas reflexões acerca da relação da música com outras áreas do pensar, o projeto, que tem a intenção de se tornar permanente, trará a cada encontro dois convidados reconhecidos por seu notório saber em suas áreas de pesquisa, além de um mediador.

Como é bom poder tocar um instrumento já dizia Caetano Veloso! Melhor ainda sefor emgrupo, aprendendo a conviver com o outro, e descobrindo, para além da técnica, todas as possibilidades da expressão musical. Por acreditar nesses princípios e na importância da música como parte da formação humana, é que oCentro de Música doSescSão Paulofoi criado há mais de 40 anos e agora seexpandiu para o ambiente digital. *Paulo Diasé pianista, organista, percussionista eetnomusicólogo. Desde 1988 realiza um extenso levantamento das tradições musicais populares brasileiras, em especial das afro-brasileiras da Região Sudeste. Ministra regularmente cursos, palestras e participa de simpósios e conferências no Brasil e exterior. Fundou o Grupo de DançasPopularesCachuera!, dedicado ao repertório afro-brasileiro do Sudeste, com inúmeras apresentações em palcos, praças públicas e festivais nacionais e internacionais, além de oficinas em instituições culturais e coletivos diversos. Fundou e dirige a Associação CulturalCachuera! entidade que tem como objetivo a pesquisa, o registro e a divulgação da cultura popular brasileira.

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O curso oferece um espaço virtual para que arranjos sejam estudados e gravados individualmente pelos participantes, para que posteriormente estas gravações sejam mixadas/integradas a uma gravação geral. As aulas são compostas de cinco momentos:
. Introdução e explanação da dinâmica do curso;
. Em salas individuais, os alunos vão estudar as partituras e o educador vai migrar de sala em sala, ouvindo, passando conteúdo e realizando eventuais correções;
. Os/as participantes gravarão suas partes individualmente, com os recursos que estiverem à sua disposição. Este momento poderá ser realizado em aula, ou ser uma tarefa de casa;
. As gravações serão mixadas e o processo será detalhado para os/as participantes;
. A música gravada, já mixada e editada, será apresentada aos/às participantes.

Para instrumentos da família do violino (violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico).

*PedroBeviláqua. Iniciou-se na Escola Municipal de Música de São Paulo e é bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Foi primeiro violoncelo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Arte Barroca; hoje, desenvolve a música popular no violoncelo com o grupoCelloChoro.

Em 2017 e 2018 toca e dá aulas de bateria, percussão, violão 7 cordas e cavaco, bem como tocando e compondo para a banda Ribeira. *Teresa Cristina Rodriguesé doutora em Práticas Interpretativas pela Unicamp, sob orientação de Edmundo Hora. Obteve Licenciatura na Universidade de São Paulo, onde estudou violoncelo comZigmuntKubala, RobertSuethoze WatsonClis. Especializou-se em violoncelo barroco no Conservatório Real de Haia, Holanda, comJaapTer Linden e fez Mestrado em Música naLousianaStateUniversitycom Dennis Parker. Publicou o álbum VIOLONCELO XXI juntamente com os professores Felipe Avellar de Aquino e FabioPresgrave. Foi integrante do grupo Triplo Contínuo com o qual gravou CD dedicado a obras de compositores Italianos do século XVIII e do grupo Sonâncias com o qual gravou o CDResSonancias, com obras de compositores brasileiros do século 21. Foi integrante da Orquestra Sinfônica da USP por 26 anos. Desde 2015 é professora de Violoncelo e História da Música no Instituto Federal da Paraíba. O Instituto Usiminas abre novos caminhos para levar as suas atividades às famílias, estudantes e educadores de todo o país por meio da Plataforma Educativa, um projeto piloto do Instituto Usiminas, com lançamento nesta quinta-feira (10).

Além disso, o resumo serve também para classificar o trabalho e disponibilizar o seu conteúdo pelas diversas publicações e mecanismos indexadores.

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