Eles tem o objetivo de avaliar a saúde da mãe, o risco de transmissão de doenças para o bebê, identificar malformações etc. Desde esse período, têm ocorrido mudanças significativas quanto ao aumento da cobertura e da média do número de consultas, bem como quanto ao início mais precoce do pré-natal.
Durante as sessões do pré-natal, o médico deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto, assim como pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê. E nada melhor do que abordar o tema hoje, 28 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna.
Exames Laboratoriais Os exames de rotina para triagem de situações clínicas de maior risco no pré-natal é solicitado no acolhimento da mulher no serviço de saúde, imediatamente após o diagnóstico de gravidez. O Ministério da Saúde afirma que o número de consultas pré-natal realizadas pelo SUS - Sistema Único de Saúde - durante a gravidez é crescente ano a ano.
O exame ginecológico é realizado logo na primeiro consulta do pré-natal e é feito com o objetivo de avaliar a região íntima da mulher e, assim, identificar sinais de infecção ou inflamação na região genital, isso por que algumas situações como candidíase, inflamações vaginais e câncer de colo do útero, por exemplo, quando não identificadas e tratadas. Pré-natal ocorreu com a implantação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), em meados da última década de 80.
Além disso, são obrigatórias, pelo menos, quatro ultrassonografias , que servem não apenas para você se emocionar com a imagem do seu pequeno, mas também para acompanhar o desenvolvimento fetal. Por meio do acompanhamento médico conhecido como pré-natal, é possível conferir a saúde da futura mamãe e do bebê, fazer exames clínicos e laboratoriais e sanar as inseguranças corriqueiras da mulher na gravidez. Descrevem-se a seguir a avaliação do RN na sala de parto e o roteiro do exame físico mais abrangente que, em geral, pode ser feito a partir de 12 horas de vida. Atenção ao Pré-Natal Fatores de risco que devem ser encaminhados para pré-natal de alto risco, via SER: HAS com lesão de órgão-alvo - obrigatório anexar ou descrever laudo de especialista e prescrição específica se houver Obesidade acima de 140kg ou IMC 40.